sexta-feira, 28 de março de 2014

Gincana de Bairros começa na próxima semana com serenatas pela cidade


            As cinco equipes participantes da 12º Gincana de Bairros de Campo Bom já estão se preparando para o evento que vai agitar a cidade de 1º a 12 de abril. As equipes Unidos Da Metzler (Bairro Metzler), Rio (Rio Branco), Paulista (Paulista), D.N.A Celeste (Celeste) e Equivida (Imigrante) já receberam algumas das tarefas que já são tradicionais da competição, entre elas a Serenata que consiste na homenagem mútua das equipes tendo por atração a nostalgia da serenata. As equipes prometem muita criatividade na execução dessa tarefa que envolve  animação e música e que seguirá o cronograma abaixo, passando pelos bairros de todas as equipes envolvidas. O melhor anfitrião da Gincana, assim como a melhor equipe que oferece a Serenata, será destacado com troféu ao final da competição.

           A prova exige dedicação tanto da equipe que oferece quanto da equipe que recebe a serenata. A primeira planeja repertório e figurino para a apresentação. Já a segunda, precisa caprichar na organização de seu QG para receber a equipe visitante. Além de confraternizarem, entre versos e declamações, as equipes se homenageiam mutuamente. "A tarefa da serenata é um das mais interessantes da Gincana, pois resgata um hábito antigo de Campo Bom e das famílias daqui que era o de surpreender amigos com música e homenagens. Além do caráter de resgate histórico desta tarefa, há tudo um envolvimento com a escolha do repertório e vestimenta dos seresteiros", explica João Carlos e Silva, titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), responsável pela organização da gincana.

            Após a tarefa das serenatas várias tarefas movimentarão as equipes e moradores dos bairros. No sábado, 5, ocorrerá o também tradicional Desfile das Equipes, que esse ano terá como tema Copa do Mundo. Com saída da frente da Igreja Católica, na Avenida Brasil, as equipes se deslocarão até o Largo Irmãos Vetter representando o tema. Cada equipe deve apresentar pelo menos 20 integrantes adultos. No mesmo dia, a equipe Paulista, vencedora da Gincana do ano passado sediará a Festa da Vizinhança, recebendo integrantes de todas as equipes em sua sede para um momento de confraternização. Cada equipe também deverá apresentar uma Soberana, que disputará o título de rainha ou princesa da Gincana de Bairros. A escolha da Soberana do evento ocorrerá no sábado, dia 5, às 19h, no Largo Irmãos Vetter.

            Para colocar todas os integrantes em movimento, o domingo, 6, será dedicado a tarefas esportivas. No final de semana seguinte, 11 e 12, haverá um intensivo de tarefas, entre elas provas de diversas modalidades, como elucidação de charadas, quebra-cabeças, jogos de lógica, de atenção, busca de objetos, entre outras, em que cada equipe poderá buscar pontos que podem ser decisivos para a conquista do título de vencedor da 12º Gincana de Bairros, que será conhecido no domingo, 12.

Gincana promove integração entre a comunidade

            A Gincana de Bairros de Campo Bom é realizada anualmente, numa promoção da Prefeitura de Campo Bom e sob a coordenação Smel, reunindo equipes mistas de diversos bairros da cidade envolvidas na realização de tarefas diversificadas que vão desde a realização de serenatas até elucidação de charadas, quebra-cabeças, jogos de lógica e esportivos.

            A competição busca promover a integração da comunidade por meio de atividades culturais, desportivas e educacionais para o fortalecimento de valores da sociedade. “A Gincana é uma interação entre as famílias e entre os bairros, um momento de entretenimento, além de ter um valor histórico e cultural do município”, ressalta João Carlos, adiantando que as equipes podem se preparar porque novidades vêm aí. “Entre as surpresas dessa edição está o aumento do número de tarefas”, antecipa.

Confira o cronograma das Serenatas

1/04 – 19h - DNA Celeste faz para Rio

Local: Sede da equipe Rio (Rua Erwino Reichert, 100)

20h30min -Paulista faz para Unidos da Metzler

Local: Sede da Unidos da Metzler (Rua Daivid Dal Ri, 117)



2/04 – 19h - Equivida faz para DNA Celeste

Local: Sede da DNA Celeste (Rua Felipe Bauer, 85)

20h30min  –Rio faz para Paulista

Local: Sede da Paulista ( Rua Marechal Deodoro, 249)



3/04 -19h -Unidos da Metzler faz para Equivida

Local: Sede da Equivida ( Rua 17 de abril, 977 – Igreja Católica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário